17 dez 2019

Os acidentes de trabalho disparam no Brasil

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria
[Os acidentes de trabalho disparam no Brasil]

A cada 49 segundos, um trabalhador brasileiro sofre acidente de trabalho e a cada três horas e três minutos acontece uma morte pelo mesmo motivo. Em 2018, foram constatados 623,8 mil acidentes e 2.022 mortes. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho.


Ainda segundo o relatório, pela primeira vez, desde 2013, o número de trabalhadores que morreram no serviço, ou a caminho dele, foi maior do que no ano anterior. Foram 30 trabalhadores a mais na comparação com 2017. 


A situação tende a piorar devido ao afrouxamento da fiscalização com o governo Bolsonaro, que propôs, através da Medida Provisória n° 905/2019, a flexibilização dos critérios de inspeção dos auditores fiscais do trabalho. 


Isso significa, inclusive, que as vítimas não terão cobertura do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). A MP ainda torna facultativa a criação de Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) nas empresas. 


Integradas por representantes dos trabalhadores, as Cipas reforçam a fiscalização e ajudam na prevenção de acidentes, apontando as situações de risco. Só regresso.

Fonte: O Bancário
 

Deixe uma Resposta