10 dez 2019

Pagamento da segunda parcela do 13º até dia 20

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria
[Pagamento da segunda parcela do 13º até dia 20]

Cerca de 81 milhões de brasileiros estão ansiosos pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário. As empresas têm até o dia 20 de dezembro para depositar o benefício, descontados o Imposto de Renda e o INSS. O valor médio que o trabalhador vai receber é de R$ 2.451,00. 


A expectativa é de que sejam injetados R$ 214,6 bilhões na economia. A quantia representa aproximadamente 3% do PIB (Produto Interno Bruto). O trabalhador que pediu o adiantamento do 13º salário nas férias não tem direito à primeira parcela. Somente a segunda. Na primeira parcela do benefício, o trabalhador recebeu 50% do valor total do 13º salário, sem nenhum desconto.


Para ter direito, o cidadão tem de ser contratado pelo modelo CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Ou seja, com carteira assinada. Também precisa ter trabalhado por, pelo menos, 15 dias durante o ano e não tenha sido demitido por justa causa. A reforma trabalhista não retirou essa regra.


No caso do modelo intermitente, o empregado é contratado conforme as demandas da empresa e a sua disponibilidade. Ele recebe apenas pelo tempo que efetivamente prestou o serviço. O valor do 13º será proporcional ao período trabalhado.

Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta