30 out 2019

Controlar as finanças não é hábito para os jovens

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria
[Controlar as finanças não é hábito para os jovens]

Comprar é a palavra que mais se fala hoje em dia. Entre os jovens, os gastos são tantos que a conta no fim do mês chega explodindo. Mudar os hábitos, no entanto, não é uma possibilidade, já que a autonomia financeira tem possibilitado um conforto maior, gerando consumo amplo e desenfreado.


O problema está no controle financeiro, pois, de acordo com uma pesquisa do SPC Brasil, 47% das pessoas da chamada Geração Z – entre 18 e 25 anos -, não faz controle dos gastos. Isso porque se embolam com as parcelas dos cartões de crédito, que por sinal é o mais utilizado.


As dívidas são tantas que ultrapassam a renda mensal. Apenas 25% dos jovens conseguem controlar as finanças com o pouco salário que recebem (R$ 998,00). Desses, 19% afirmam não saber fazer um planejamento eficiente, e 18% dizem ter preguiça de fazer contas. 


Para quem sempre teve tudo é mais difícil, porque a falta de hábito ou disciplina atrapalha consideravelmente. É o caso de 18% dos jovens, que não conseguem impor limites por não terem sido educados financeiramente. 


Especialistas recomendam a todo consumidor, inclusive os jovens, colocar todos os gastos no papel, compará-los com a renda e apostar em compras à vista, ao invés de longo prazo. Isso porque os juros e multas por atraso criam uma bola de neve.

Fonte: O Bancário
 

Deixe uma Resposta