9 out 2019

Redução dos juros é bom, mas estimula dívidas

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria
[Redução dos juros é bom, mas estimula dívidas ]

Com a queda da taxa básica de juros do país, que agora está em 5,5% ao ano, as expectativas de inflação entre os consumidores brasileiros para os próximos 12 meses, aumentaram. A inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), acumula taxa de 3,43% nesse mesmo período, segundo dados de agosto.


A redução afeta todas as linhas de crédito, inclusive aquelas ligadas à renegociação de dívidas, que, com os juros menores, possibilita até parcelas mais baixas para o consumidor. 


Por outro lado, é fundamental que o brasileiro não se sobrecarregue de dívidas, pois, junto com o cenário favorável, vem também o risco de juros muito maiores nos próximos anos, elevando a parcela média na renda comprometida com dívidas entre as famílias, que em agosto deste ano, alcançou 29,8%. E entre os que possuem o risco de não pagar o dinheiro emprestado, atualmente, é 23,27%.


Isso ocorre porque a inflação continua a mercê da economia brasileira, que por sinal, não dá sinais de avanço. Prova disso é que as contas públicas continuam no vermelho, devendo fechar em 2019 com o rombo de R$ 139 bilhões.

Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta