31 out 2018

IBGE: desemprego atinge 12,5 milhões de pessoas

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria

O desemprego está longe de ser resolvido. O Brasil ainda possui 12,5 milhões de brasileiros sem trabalho, embora a mídia comercial tenha alardeado uma leve redução do índice, para 11,9%. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O trabalho informal, por conta própria e o número de pessoas que trabalham menos horas do que gostariam contribuem para a queda. Ou seja, a oferta não significa emprego de qualidade. Muito menos renda.

Tanto que o total de empregados sem carteira assinada cresceu 4,7%. Em números são 11,5 milhões de pessoas. O índice de pessoas que trabalham por conta própria também aumentou em 1,9%, chegando a 23,5 milhões. Já o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada ficou estável em 33 milhões.

A pesquisa mostra ainda alta no número de subocupados por insuficiência de horas trabalhadas. São 6,8 milhões de pessoas, crescimento de 5,4%. Ainda houve estabilidade na quantidade de pessoas desalentadas – que desistiram de procurar emprego – ficando no patamar recorde de 4,8 milhões de brasileiros.

Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta