16 out 2018

Outubro Rosa na Bahia terá 20 mil mamografias

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria

“Câncer de mama: Vamos falar sobre isso?” foi o tema escolhido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), uma das maiores referências em câncer de mama no Brasil, para o Outubro Rosa 2018. A ação anual tem por objetivo conscientizar a população para importância do diagnóstico precoce por meio do autoexame, para que as chances de cura sejam maiores.

Na sua 8º adesão à campanha, o INCA tem por objetivo fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce e ainda desmistificar conceitos da população em relação a doença.

Além de mamografias gratuitas, as ações de conscientização incluem palestras, iluminação de monumentos, caminhadas e intervenções culturais já acontecem por todo o país, num esforço conjunto entre o Poder Público e entidades ligadas a causa, cientes da necessidade de reduzir os índices que colocam o Brasil como primeiro lugar em número de casos no mundo.

Na Bahia, como parte da campanha, a Secretaria de Saúde tem por meta realizar 20 mil mamografias, encaminhar as mulheres que precisam dar início ao tratamento e dar celeridade às cirurgias de reconstrução de mama para as pacientes no fim dos procedimentos. Em Salvador, o Elevador Lacerda ganhará uma faixa rosa de 40 metros.

Por Rafael Santos

Fonte: Feebbase

Deixe uma Resposta