14 set 2018

Só 37% dos crimes contra mulher são solucionados

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria

A maioria das mulheres que são vítima de violência doméstica continua desamparada. Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em parceira  com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), apenas 37% dos casos de violência são solucionados no país.

Uma dificuldade que muitas vítimas enfrentam é necessidade de ir aos tribunais por várias vezes para conseguir direitos que poderiam ser deferidos em uma única sentença, como divórcio, pensão alimentícia, guarda compartilhada e medidas protetivas. Sem contar a demora de processos que podem passar de 6 anos para uma solução.

Somente no ano passado, os tribunais brasileiros tinham quase um milhão de processos relacionados à violência doméstica em suas mãos. A pesquisa ainda revela que há 433 novos casos de violência doméstica e são concedidas 225 medidas protetivas a cada 100 mil mulheres no Brasil.

Ainda que as dificuldades sejam muitas, e possa desestimular as vítimas, o consenso entre as mulheres é de que a denúncia deve acontecer em todo e qualquer tipo de agressão.

Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta