13 jul 2018

Renda do autônomo cai 33%. Pura sofrência

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria

A política de austeridade imposta pela agenda neoliberal arrasa com o Brasil e o trabalhador. Sem perspectiva de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, milhares de brasileiros estão recorrendo ao emprego autônomo. Mas, essa modalidade, que já não tinha garantia, tem sentido outros prejuízos no bolso.

A renda do trabalhador autônomo caiu em média 33% nos últimos dois anos, aponta levantamento do Dieese. O Departamento Intersindical de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos revela ainda que a modalidade inchou desde o golpe de 2016 e a implantação da agenda neoliberal.

Das 23 milhões de pessoas que atuavam como autônomas em 2017, cerca de 5 milhões estavam nesse tipo de trabalho há menos de dois anos. A pesquisa mostra ainda que as mulheres negras estão entre os autônomos com menor rendimento, em média R$ 809,00 por mês.

Em 77% dos casos, os trabalhadores não têm CNPJ, nem contribuem para a Previdência. Vale destacar que o aumento do número de autônomos é decorrente do desemprego elevado. O país tem mais de 13 milhões de pessoas sem trabalho hoje.

Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta