16 abr 2018

Banco público deve ser usado como regulador

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria

Os bancos públicos são fundamentais para a economia voltar a crescer. Mas, para isso, o governo precisaria colocar em prática medidas capazes de fazer das instituições financeiras, protagonistas. Um bom começo seria a redução das taxas de juros.

A história recente dá o exemplo. Nos governos Lula e Dilma, os bancos públicos foram usados como reguladores do mercado, reduzindo os juros cobrados aos clientes e às empresas na concessão de crédito. A iniciativa, nada agradou os privados, que, a contragosto, tiveram de seguir o mesmo caminho.

Mas, depois do golpe, tudo mudou. Hoje, mesmo com a queda da Selic, em 6,5% ao ano, o cheque especial continua em nível recorde, em 331,2% em fevereiro passado. O spread bancário, diferença entre o que é cobrado ao consumidor em empréstimos e o que os bancos gastam na captação de recursos, também está elevado, em 20,4% ao ano.

Para completar, a política dos bancos públicos mudou. A Caixa, por exemplo, já não tem a menor tarifa do crédito imobiliário. Os dados não deixam dúvidas: o governo Temer segue à risca a cartilha neoliberal, reduzindo o papel das estatais, e deixando espaço para as empresas privadas fazerem o que quiserem. Resultado, as taxas continuam nas alturas e os bancos lucram cada vez mais – no ano passado passou de R$ 65 bilhões mesmo com a grave crise na economia nacional.

Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta