5 mar 2018

Os brasileiros consomem água contaminada

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria

Medicamentos, hormônios sintéticos, metais pesados, como chumbo, cádmio, alumínio, compostos orgânicos nocivos à saúde e ao meio ambiente estão na água que chega às torneiras da população. As substâncias provenientes de esgotos, domésticos e industriais, além das atividades agropecuárias, são despejadas em mananciais destinados ao consumo humano.

A advertência é da engenheira química e professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Sônia Corina Hess, que ressalta o problema das regiões de pecuária intensiva, no qual a água recebe quantidades grandes de dejetos, resíduos de agrotóxicos e o resultado são rios totalmente poluídos. Destes, a maior parte vai para o abastecimento público.

No estudo, constatam a presença de contaminantes tóxicos que causam doenças graves, em mananciais que abastecem a população das grandes cidades. Entre eles, foram encontrados hormônios artificiais, que em mulheres aumentam a chance de endometriose, câncer de mama e de útero.

Nos homens, o crescimento das mamas, redução da libido, impotência e queda na contagem de espermatozóides. Além de querer privatizar a água, o governo não se preocupa com saneamento básico para a população. O interesse maior de Temer é privatizar e repassar para grandes empresários e o mercado o controle de quem pode ter uma água de qualidade ou não.

Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta