5 dez 2017

Sindicato alerta. Banco discrimina negros

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria

No Brasil, os negros ainda convivem cotidianamente com a discriminação, inclusive nos locais de trabalho. O salário normalmente é menor, assim como as oportunidades de crescimento profissional. O setor bancário, o mais lucrativo do país, não foge à regra.

De acordo com o último Censo da Diversidade, os negros ocupam apenas 24% dos cargos nos bancos. Em visita às agências da Liberdade, em Salvador, diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia chamaram a atenção para o preconceito.

O bairro tem o maior índice de negros da cidade, mas nas unidades bancárias, a realidade é outra. Dos caixas aos gerentes. Quase não se observa funcionário negro. A discriminação é maior nos bancos privados, que contratam por meio de entrevista. Nessas empresas, a cor da pele é pré-requisito para contratação.

Dado comprovado pelos diretores do Sindicato, que percorreram as agências do Bradesco, Itaú e Caixa. Durante as visitas, fizeram alerta também para as reformas do governo Temer e o aumento da desigualdade social, que também atinge mais a população negra.

Participaram dos atos, os diretores Eliomar Carvalho, Alberto de Souza, Jussara Barbosa, Reinaldo Martins, Luiz Carlos, Jeane Pereira e Álvaro de Queiroz.

Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta