20 out 2017

Mobilização dos bancários adia votação de alteração do estatuto da Caixa

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria

A votação da proposta que altera o estatuto da Caixa, prevista para ocorrer na quarta-feira (18), durante reunião do Conselho de Administração (CA) do banco, foi adiada. O recuo é fruto da mobilização dos empregados, juntamente com as entidades associativas e sindicais, como o Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa Pública e as audiências públicas pelo país.

Há várias alterações polêmicas propostas para o estatuto, entre elas, aquelas que interferem no direito dos trabalhadores e transformam a instituição em sociedade anônima – S/A. Durante a reunião, foi entregue um documento ao conselho questionando o cunho jurídico das alterações e os prejuízos que a mudança, caso aprovada, trará à Caixa e ao desenvolvimento do Brasil.

“Agora, temos que ampliar nossa ação, cobrando o apoio de mais parlamentares para a nossa luta, além de prefeitos, movimentos e demais entidades, já que o assunto deverá retornar à pauta do CA no próximo mês”, conclama Rita Serrano, representante dos empregados no Conselho de Administração.
Para o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, “vencemos uma batalha, mas a luta continua.”. Segundo ele, o governo pretendia passar a abertura do capital da Caixa enquanto a população estava com a atenção voltada para a votação da suspensão do mandato do senador Aécio Neves e da aceitação da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. “Mas a nossa mobilização tempestiva deu visibilidade ao assunto e eles recuaram, porém a ameça continua e temos que manter e ampliar a mobilização”, alerta Emanoel.
Fonte: Feebbase

Deixe uma Resposta