29 set 2017

Governo Temer leiloa o Brasil. Lamentável

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria

A política entreguista de Temer anda a passos largos. O governo realizou dois leilões simultaneamente. No Rio de Janeiro, foram oferecidos 287 blocos de petróleo em 29 setores de nove bacias sedimentares. A área totaliza quase 123 mil quilômetros quadrados.

Apenas no mar, o leilão ofereceu 110 blocos nas bacias de Campos, Espírito Santo, Pelotas e Santos. Na bacia Sergipe-Alagoas, foram 11. A arrecadação chegou a R$ 3,842 bilhões. As áreas foram arrematadas por 17 empresas, das quais sete estrangeiras, segundo o site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Já na Bolsa de São Paulo, as usinas da Cemig (Companhia Elétrica de Minas Gerais) foram leiloadas. O governo arrecadou R$ 12,1 bilhões com o leilão das usinas hidrelétricas de São Simão (arrematada pela chinesa State Power Investment), Miranda e Jaguara (pelo consórcio Engie Brasil Minas Geração) e Volta Grande (pela italiana Enel).

O governo implementa uma agenda derrotada nas urnas, nas eleições de 2014. Um dos objetivos do golpe de 2016, que depôs a presidenta Dilma Rousseff, era colocar em prática o projeto neoliberal e entregar o patrimônio público para o grande capital, sobretudo, estrangeiro. E o plano tem se concretizado. Temer expôs uma extensa lista de empresas a serem privatizadas. Os bancos públicos, inclusive, estão na mira do desmonte.

Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta