16 mai 2017

Sindicato é essencial, aponta pesquisa

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria

O governo Temer tenta enfraquecer o papel dos sindicatos, com a reforma trabalhista, em tramitação no Senado. Mas o trabalhador não se deixa enganar e a grande maioria segue consciente da importância das entidades para melhoria do ganho salarial.

Levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que 90% concordam com a participação ativa dos sindicatos em negociação ou dissídio coletivo sobre rendimentos monetários.

Os dados revelam ainda que, para 90% dos entrevistados, na Bahia, a carga horária de trabalho está em sintonia com o que foi acordado com o empregador e, para 94%, o salário corresponde ao que foi pactuado. Muito embora, apenas 49,1% sentem-se satisfeitos com o que ganham.

Os trabalhadores, historicamente, sempre lutaram bravamente por melhores condições de vida e de trabalho e a formação das organizações sindicais é um marco na luta da sociedade por direitos. Desfigurar a organização sindical, junto com o desmonte da CLT via reforma trabalhista, é mais um passo do grande capital no caminho para retirar o máximo de direitos possíveis dos trabalhadores, visando somente o aumento do lucro.

Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta