31 ago 2016

Incorporadoras querem que os bancos financiem imóveis desde a planta

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria

Devido à pressão no aumento das desistências de compra de imóvel, incorporadoras agora querem que os bancos antecipem o financiamento imobiliário para o momento da venda na planta. A prática já ocorre entre os bancos públicos, sobretudo em empreendimentos de habitação popular. As entidades privadas ainda resistem à proposta por entender que ela aumenta seus riscos.

O que ocorre hoje em dia, é o comprador pagar uma parte do imóvel à incorporadora durante a obra e contratar o financiamento com o banco quando receber as chaves. Sendo que, nesse meio tempo, a situação financeira do cliente pode piorar a ponto de o banco rejeitar a concessão do crédito. Sem o recurso, o comprador pode vir a desistir da aquisição e a incorporadora precisa revendê-lo para pagar a dívida que contraiu ao realizar a obra. Ao lado da queda nas vendas, essa tem sido uma das principais razões para a crise do setor.

A Caixa trabalha com esse formato de financiamento desde 1997. O Banco do Brasil também oferece o produto e anunciou recentemente que vai estendê-lo para imóveis de até R$ 750 mil financiados no FGTS.

Para os bancos, um dos principais problemas é a dificuldade de prever a inflação entre a compra na planta e a entrega do imóvel e embuti-la no financiamento. Uma outra questão é o que acontece caso ocorram problemas na obra, como embargos e atrasos na entrega, podendo se tornar uma enorme bola de neve.

Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta