31 ago 2016

Números mostram boa vida dos bancos

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria
A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) alega crise para negar as reivindicações dos bancários durante as negociações da campanha salarial. Mas, os números desmascaram a farsa. O lucro líquido do BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander chegou a R$ 29,7 bilhões no primeiro semestre deste ano.
Em apenas três meses – abril e junho – as organizações financeiras embolsaram R$ 15,4 bilhões. Embora a maré esteja mansa para o setor que mais lucra na economia nacional, demandas básicas dos trabalhadores são negadas. A exemplo da garantia de emprego e ampliação do quadro de pessoal.
A política é cortar para aumentar a lucratividade. Tanto que no primeiro semestre foram fechados 6.785 postos de trabalho. No acumulado de 12 meses (junho de 2015 a junho de 2016), foram extintas 13.606 vagas.
Nem mesmo a segurança nas agências é garantida pelas empresas. A conversa da Fenaban é sempre a mesma, de que o assunto será rediscutido depois. Enquanto isso, bancários e clientes vivem com medo nas unidades. E não é para menos. O número de ataques assusta. Na Bahia foram 66 neste ano.
Sobre a desigualdade de gênero, comprovada em pesquisa, o argumento é de que não existe. No entanto, na prática, os dados mostram o contrário. As mulheres recebem, em média, 22,1% a menos do que os homens. Também enfrentam mais dificuldade de ascensão profissional. Com o atual cenário, elas precisariam trabalhar 88 anos para ganhar o mesmo do que os homens.
Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta