24 mar 2016

Comando Nacional dos Bancários reafirma defesa da democracia

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria
Fonte: O Bancário
Dada a gravidade da situação política do Brasil, em que a democracia e o Estado de Direito são atacados, a reunião do Comando Nacional dos Bancários, na quarta-feira (23/03), em São Paulo, que iria debater a campanha salarial, cedeu espaço para análise do atual momento do país.
A conjuntura é de imprevisibilidade. A polarização política, que invade as ruas e até mesmo as relações pessoais, a incitação ao ódio por parte da mídia, o jogo sujo e incessante da direita ultraconservadora para aplicar o golpe, exigem um posicionamento firme por parte de todos os trabalhadores.
A principal resolução do encontro é a ampliação da luta contra o golpismo e em defesa da democracia e dos direitos sociais, com maior participação das centrais sindicais e da FBP (Frente Brasil Popular) nas atividades.
O Comando também definiu que vai solicitar uma reunião com a presidente da Caixa, Miriam Belchior, para tratar sobre a reestruturação. Destacou ainda a vitória dos trabalhadores, fruto da intensa mobilização, contra o PLS 555, que cria o Estatuto das Estatais.
Graças à firmeza dos empregados, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator do projeto, modificou o texto e retirou pontos danosos, como a obrigatoriedade das instituições se tornarem sociedades anônimas. A luta agora segue na Câmara Federal. Na oportunidade, o calendário da campanha salarial deste ano foi reafirmado.

CALENDÁRIO – COMANDO NACIONAL DOS BANCÁRIOS

 

DATA EVENTO
31 de março Mobilização em Brasília
13 e 14 de maio Encontro Nacional dos Financiários
14 de maio a 05 de junho Prazo para realização de encontros regionais de bancos públicos e privados
20 de maio a 03 de julho Prazo para realização das Conferências Estaduais/Regionais
7 e 8 de junho Encontros Nacionais de Bancos Privados
17 a 19 de junho 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – CNFBB
17 a 19 de junho 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa – CONECEF
15 a 17 de julho 18ª Conferência Nacional dos Bancários

Deixe uma Resposta