26 set 2014

Estratégia dos bancários dá certo

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria
Diante da intransigência dos banqueiros, que negaram as principais reivindicações dos bancários, mais uma greve se aproxima. Os dados mostram que a estratégia traçada pela categoria durante as últimas campanhas salariais tem dado certo.
Desde 2004, quando houve uma das greves mais longas, 30 dias de paralisação, os trabalhadores garantiram importantes vitórias. O reajuste salarial acumulado é de 100,1%. O aumento real chega a 18,33%, variando de 0,63%, em 2006, a 3,1%, em 2010. A valorização do piso é de 38,7% acima da inflação.
Além das questões econômicas, vale destacar também melhorias na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), projeto-piloto sobre segurança, implantado a princípio em Pernambuco, combate ao assédio moral, proibição de envio de mensagens por SMS, fim da divulgação de ranking individual de metas, Censo da Diversidade, abono assiduidade e adesão ao programa vale-cultura.
Ainda há muito a melhorar, não é à toa que a pauta de reivindicações deste ano é composta por 130 cláusulas, mas, as conquistas são incontestáveis. A categoria bancária é uma das mais representativas do Brasil. É por isso que as fortes greves garantiram 10 anos de aumento real.
Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta