29 abr 2014

Dia Mundial alerta sobre assédio moral

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria
Cobrança por metas, estímulo a competição e exposição vexatória de trabalhadores. Estas são algumas das situações que vivem trabalhadores por todo o país, inclusive os bancários.
Assédio moral no trabalho e violência organizacional adoecem e podem matar é o tema deste ano do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, rememorado na segunda-feira (28/04). A data lembra a morte de 78 trabalhadores de uma mina nos Estados Unidos, em 1969.
Apenas em 2012, mais de 705 mil acidentes de trabalho foram registrados no Brasil, contando 14.755 casos de invalidez permanente e 2.731 mortes.

No mundo, os números apenas multiplicam e a certeza é de que as grandes empresas, em geral, não têm se preocupado com a saúde do trabalhador. Sem contar os incontáveis casos de assédio moral e violência organizacional.

Mudanças na Legislação
No Brasil, a legislação pede notificação obrigatória para as corporações que tenham casos de acidentes e doenças do trabalho, mas as empresas, também as financeiras, fecham os olhos para esta exigência.
No Congresso Nacional, vários projetos de lei estão em tramitação em busca de uma maior fiscalização do assédio moral. Um dos PL’s, do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), visa impedir que as empresas condenadas pela prática participem de licitação junto a Administração Pública.
Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta