31 maio 2013

Cigarro mata 200 mil por ano no Brasil

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria
O tabagismo é uma doença crônica, causada pela dependência do tabaco e produtos derivados, principalmente os cigarros, que cria e mantém dependência nos consumidores por causa da nicotina, substância que mais causa abstinência química, sendo superior à maconha, cocaína e crack, por exemplo.
No Dia Nacional contra o Tabaco, 31 de maio, os dados não são animadores. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), 200 mil pessoas morrem por ano no país devido ao cigarro e cerca de 25 milhões de brasileiros são fumantes.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a estimativa é de que o número de fumantes no mundo chegue a 1 bilhão e 200 milhões. Por ano, cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. São dez mil vítimas fatais por dia.
A saúde é a maior prejudicada com os danos do vício. Quem fuma, adoece com uma frequência duas vezes maior do que o normal, tem pior resistência física, fôlego, aparência e desempenho nos esportes e na vida sexual prejudicados. Além disso, são mais de 50 patologias diferentes causadas pelo tabaco, incluindo câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas.
Salvador
 
Apesar de Salvador estar classificada somente como a segunda menor capital em índice de fumantes, com apenas 9%, de acordo o Ministério da Saúde, é preciso manter cuidado. O tabagismo mata não apenas os que fumam, mas também as pessoas que convivem com fumantes.
Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta