31 mar 2012

Ditadura faz 48 anos sem condenações

Autor: riccardus | Categoria: Sem categoria
”]A ditadura militar completa 48 anos e as torturas e assassinatos ocorridos no Brasil durante 21 anos continuam impunes. O regime teve início com o golpe dos militares em 31 de março de 1964 e o afastamento do então presidente João Goulart. O Marechal Castelo Branco assumiu o poder posteriormente.
Um dos pontos mais fortes da ditadura foi o Ato Institucional nº 5 (AI-5). O ato foi baixado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Costa e Silva, e consistia em dar poder de exceção aos governantes para punir arbitrariamente quem se opunha ao regime ditador.
O AI-5 vigorou até dezembro 1978. No período, centenas de pessoas foram torturadas. Outras desapareceram misteriosamente e até hoje não se tem notícias oficiais do paradeiro.
Verdade
Os crimes ocorridos durante a ditadura não podem ficar impunes. Para isso, está sendo criada a Comissão da Verdade, instaurada para investigar os crimes cometidos pelo Estado após o golpe militar de 1964.
Com a Comissão, os documentos arquivados durante o regime militar (1964 / 1985) terão de ser abetos. Os arquivos – com detalhes das torturas, assassinatos, métodos utilizados e sequestros –, apontam onde estão os desaparecidos e quem são os agressores, sendo fundamentais para a democracia e justiça brasileira.
Fonte: O Bancário

Deixe uma Resposta